Egresso da UNIAESO é aprovado para curso de roteiro em Cuba

Rádio, TV e Internet
agosto. 17, 2020

A Escuela Internacional de Cine y TV é uma das maiores do mundo

Formado em Rádio, TV e Internet pelo Centro Universitário AESO-Barros Melo (UNIAESO), em 2016, Alysson Souza foi o único estudante nordestino e interiorano (ele é natural de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco) selecionado para o Curso Regular de Roteiro, da Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de San Antonio de los Baños, em Cuba. O egresso apresentou o roteiro do telefilme Isobel, trabalho de conclusão de curso que obteve nota máxima na graduação da UNIAESO, no portfólio da seleção. Além disso, realizou provas, entrevista, enviou um autorretrato em bordado (feito por ele mesmo), currículo e carta de intenção. O resultado positivo chegou em julho. Agora ele se prepara para cruzar o oceano em busca da realização profissional. E tem um desafio a superar.

A EICTV é considerada a maior escola de cinema da América Latina e uma das maiores do mundo. Fundada em 1986 pelo escritor e Prêmio Nobel Gabriel García Márquez junto a outros importantes cineastas, escritores e intelectuais latino-americanos, já formou mais de 700 alunos de mais de 50 países, muitos dos quais ganharam grandes prêmios em festivais internacionais. Entre as centenas de professores e profissionais do cinema e da televisão que ensinaram na escola, estão nomes como Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Walter Salles, Martin Scorsese, Robert Redford, Costa Gavras e George Lucas. Em 1993, a EICTV ganhou, no Festival de Cannes, o Prêmio Rossellini pelo reconhecimento internacional de sua importância para o cinema mundial.

Alysson não vê a hora de se debruçar no ensino imersivo que a escola oferece com aulas em período integral. “Sinto que quando voltar, preciso devolver o conhecimento as pessoas que sentem muita dificuldade em entrar no mercado audiovisual, assim como eu. Principalmente, pessoas de cidades interioranas e de periferias do país”. Mas, para isso, precisa arrecadar 25% do valor do curso de três anos, que não são cobertos pelo governo cubano. Por causa da pandemia de Covid-19, as aulas estão previstas para começar em janeiro de 2021.

“Num momento tão difícil para o cinema do nosso país, em que uma indústria historicamente desigual sofre retrocessos que atingirão, principalmente, a pequena diversidade alcançada, e como único pernambucano, nordestino e interiorano selecionado para a EICTV, sem perspectivas de bolsas, estou buscando apoio por meio de uma “vaquinha” na internet. As doações são minha única forma, no momento, de arcar com o primeiro ano de curso em Cuba”, afirma. Alysson busca ajuda em seus perfis nas redes sociais. (https://www.facebook.com/alysson.souza1, Instagram @alysson.souzaa, Twitter @alysouzaaa).

Atualmente, o ex-aluno UNIAESO é freelancer como roteirista e realizador audiovisual. Além disso, compõe o time de curadores e diretores artísticos da mostra de cinema de sua cidade, a Mostra de Cinema da Vitória de Santo Antão.

Rádio Tv e Internet - cinema - egressos -