Bacharelado em Cinema e Audiovisual realiza 5ª Mostra Uniaeso de Audiovisual (MUnA)

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
novembro. 16, 2020

Evento começa terça-feira (17), exibindo 18 filmes online pela página da UNIAESO no YouTube

A Mostra Aeso de Audiovisual (MoAA) agora é MUnA: Mostra Uniaeso de Audiovisual (MUnA).  A 5ª edição do evento acontece entre 17 e 20 de novembro, com novidades. Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, os filmes serão exibidos online, pelo Youtube da instituição (https://www.youtube.com/c/uniaeso).

Qualquer pessoa pode acessar gratuitamente a programação, que contempla as últimas produções dos estudantes de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário AESO-Barros Melo (UNIAESO).

Por quatro dias, 19 curtas-metragens realizados entre 2019 e 2020 pelos discentes e egressos instituição, estarão disponíveis aos interessados em conhecer, em primeira mão, algumas produções finalizadas, ou, em andamento. Os filmes da 5ª MUnA estão divididos em três programas: ficção/experimental; documentário #1 e documentário #2, que podem ser encontrados na data do evento pela aba ‘Playlists’ da página da Uniaeso no YouTube.  O 19º filme – a animação Minha primeira memória, de Lara Salsa, exibe em link próprio.

Na quinta-feira (19/11) e sexta-feira (20/11), o MUnA inicia, a partir das 14h30, debates com os realizadores dos filmes em exposição, com mediação do coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Uniaeso, Luiz Joaquim, além dos professores do curso, Danilo Lúcio, Gabriela Alcântara e Luiz Otávio Pereira, entre outros. O bate-papo ocorre no ambiente virtual do Google Meet ( https://meet.google.com/agu-fqen-ite?authuser=0 ). Entrada livre até completar a capacidade de 100 participantes.

Como nas edições anteriores, a proposta da agora chamada MUnA é promover um momento para que professores envolvidos no bacharelado, os alunos entre si e o público comum façam apreciações, pontuando aspectos referentes à estética ou à narrativa, temática, enfim, de qualquer natureza referente a cada um dos filmes disponíveis.

HISTÓRICO - Na primeira edição do evento, em 9 de junho de 2017, foram exibidos 14 curtas-metragens inéditos, dos quais um deles - Grilhões, de Edilene Lima - seria depois selecionado para um festival de cinema na República Tcheca.

Na segunda edição da MoAA, em 1º de dezembro de 2017, foram exibidos 13 filmes, com alguns, posteriormente, tendo sido projetados em festivais nacionais. Entre outros, citamos Quanto Craude no meu Sovaco, de Maria Eduarda Menezes, e Zornit, de Marcello Trigo.

A 3ºMoAA,já acontecendo na Caixa Cultural(Bairro do Recife), apresentou em 26 de outubro de 2018 uma seleção de 12 filmes de alunos do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Uniaeso realizados durante o 1º e 2º semestre de 2018.Na 4º MoAA,a programação retornou ao auditório da Caixa Cultural no 1º de novembro de 2019, mostrando 13 filmes realizados naquele ano.

SERVIÇO:
O que - 5º edição da Mostra Uniaeso de Audiovisual (MUnA)
Onde – Página da Uniaeso no Youtube ( https://www.youtube.com/c/uniaeso)
Quando (filmes) - Disponíveis entre 17 e 20 de novembro 2020
Quando (debates) -  14h30 da quinta-feira (19/11) e sexta-feira (20/11) pelo Google Meet ( https://meet.google.com/agu-fqen-ite?authuser=0 )
Quanto – Acesso livre.

PROGRAMAÇÃO - debate
Quinta-feira (19/11), 14h30 - programa A
Sexta-feira (20/11), 14h30 - programa B + C

PROGRAMAÇÃO – filmes (17 a 20.nov.)

Programa A
(ficção / experimental)

O Último Solo de Um Cisne Desventurado - (2019) de Alexandre Pitanga, 16’24’
S/N - (2019), de Renata Malta (2019), 10’30”
A Raiz de Um - (2020), animação de Felipe Berardo e Pedro Henrique Ferreira Lima, 5’
Sete filmes, Sete minutos – 7’
Farinha Ninja – animação de Melanie Fernandes
Um Olhar -  por Paula Dubeux
Intruso - por Isabela Pinheiro e João Mutz
Faces - por Larissa do Rêgo
1+1 - por Ítalo Gabriel
Respira - por Bella Neuvesselle
Frequências – por Guta Menelau
Clandestina - (2020), de Clara Alencar, 18’30’’

Tempo total – 57min. 24seg.

EXIBIÇÃO ESPECIAL – Minha primeira memória – (2020), de Lara Salsa, 8’

Programa B
(documentário #1)

Não toque, é Drag! - (2020), de Gabriel Cabral, 20’
Se não for para não estourar, eu nem gravo - (2020), Duda Menezes e Gal Guimarães. 19’40’’
Linha da Mão (2019): Victória Drahomiro, 17’

Tempo total – 56 min. 40 seg.

Programa C
(documentário #2)

Quando eu estive lá - (2020), de Camila Queiroz e Heitor Garcia, 17’
A flor do sol - (2019), de de Débora Dantas, Clara Alencar, Arthur Colleto (2019), 6’ 24’’
Paralelamente - (2020), de Gleibson Silva, 18’
Tela escura - (2019), de Márcio Martins, 14’

Tempo total – 55 min. 24 seg.

Cinema e Audiovisual - mostra de filmes -