Aspectos legais e gerais do combate às fake News são tema de curso no UNIAESO

julho. 14, 2020

Atividade de extensão acontece remotamente

Durante a maior crise sanitária do mundo, segundo a OMS, o potencial prejudicial do Fake News aumentou , extraordinariamente, sendo capaz de confundir e enganar grupos, comunidades e até países inteiros com desinformação. Neste contexto, o Centro Universitário AESO-Barros Melo (UNIAESO) apresenta o minicurso Combate às fake news: para além das fronteiras legais, ministrado pelo professor Gustavo Rabay. As aulas ocorrerão dia 31 de julho, das 19h às 22h, e dia 1º de agosto, das 9h às 12h, via Google Meet. As inscrições podem ser feitas no Sympla.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

“Este minicurso tem como objetivo entender quais mecanismos legais podem ser evocados para proteger as liberdades fundamentais e qual é o aparato gnoseológico e conceitual necessários para promover a aplicabilidade apropriada dos recursos legais disponíveis, a fim de conter a epidemia de notícias falsas”, afirma Gustavo.

“As notícias falsas são uma das questões mais importantes da transformação digital. Mais do que mentiras criadas para destruir reputações, a construção de narrativas para agendas políticas perigosas e desorientação dos conflitos sociais, ainda existem muitas faces desconhecidas do fenômeno basicamente entendidas como "desinformação", especialmente no campo do Direito”, reforça.

SOBRE O FACILITADOR

Gustavo Rabay é Doutor em Direito, Estado e Constituição pela da Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB). Membro da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE). Membro da International Law Association. Membro da International Society of Public Law (ICONS-NYU/European International Institute).

mini curso - extensão -