As consequências da pandemia para Odontologia e o medo da cadeira de dentista em live pela UNIAESO

Curso de Odontologia - Olinda
julho. 16, 2021

Profissionais da área debatem temas no Instagram da Instituição

O Centro Universitário AESO-Barros Melo (UNIAESO) agora conta com a graduação em Odontologia e, neste mês de julho, promove lives pelo sobre temas relacionados à área no perfil da instituição no Instagram: @uniaeso.

O médico dentista João Aroucha foi o convidado desta quinta-feita (15/07), para falar sobre as consequência da pandemia para a profissão. “Os dentistas precisam aprender e se adequar para realizar os tratamentos de maneira segura tanto para os pacientes, quanto para o profissional e equipe”, explicou. Em debate também foram analisadas posturas dos profissionais de odonto, principalmente em tempos de crise, e como superar esta fase com criatividade, responsabilidade e cuidado.

No próximo dia 22/07, quem vai estar no comando do encontro é a doutora Wilma de Oliveira para falar de um tema que preocupa a todos desde crianças: medo da cadeira do dentista. Quem nunca passou por isso? Em muitos casos, o receio avança até a fase adulta e, algumas pessoas, nem superam o trauma. "É preciso entender a causa desse temor por outro lado o profissionail deve estar preparado para agir em situações como esta" e continua,  “o mais simples é ter uma conversa detalhada sobre o procedimento que será feito. Algumas vezes, será necessário utilizar medicamentos para o paciente relaxar durante o procedimento”, falou a médica Wilma Oliveira.

Sobre Dr. João Aroucha:

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (2010), mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2019).

Atualment,e é professor substituto da disciplina de Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais e Odontologia Hospitalar da Universidade Federal de Pernambuco e cirurgião dentista clínico da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho.

MEDO - Processo fisiológico do medo – “medo da cadeira do dentista”

Quando: 22/07

-Dra. Wilma Helena de Oliveira

Graduada em Bacharelado em Ciências Biológicas (2011) e Licenciatura em Ciências Biológicas (2016) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Mestra (2015) e Doutora (2019) em Ciências Biológicas (área de concentração Biotecnologia) pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Foi integrante do Programa de Educação Tutorial-PET (2009-2011) atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Professora da Uninassau no curso de Psicologia e Odontologia. Colaboradora do grupo de pesquisa Biologia Celular de Fármacos Anti-Inflamatórios (Fiocruz) e do Laboratório de Ultraestrutura (IAM/Fiocruz).

uniaeso - odontologia -