Novas datas dos cursos especiais UNIAESO


Institucional
abril. 24, 2023

É hora de reciclar!

Se aperfeiçoar em uma determinada área é um diferencial para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Isso se torna um destaque e resulta em aumentar as possibilidades para o profissional. Por isso, a UNIAESO abre vagas para os cursos livres, que possuem carga horária otimizada e proporcionam uma imersão dentro do segmento escolhida pelo aluno. Ao todo, são oito opções de cursos que podem ser feitos sem necessidade de graduação ou especialização anterior. Eles acontecem na UNIAESO em Recife, situada na Rua do Bom Jesus 137, Recife Antigo.

Confira as opções de Cursos Livres UNIAESO 2023

1) Planejamento estratégico de comunicação digital
 
Clique aqui e se inscreva no curso

Professora: Nataly Queiroz

Bio: Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE, vinculado à linha de pesquisas Políticas e Estratégias de Comunicação, Especialista em Ciência Política e bacharela em Jornalismo. Pesquisa novas tecnologias, processos sociopolíticos, relações de gênero e jornalismo. Integra a coordenação do GT Gênero e Processos Comunicacionais na Era das Redes, da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero (Redor). Assessora de comunicação e Professora Universitária.

Apresentação: Na era das redes, a comunicação organizacional se reconfigurou, demandando novas formas de agir e interagir com os públicos, independentemente da natureza e tamanho da organização. Por isso, este curso se foca nas estratégias de planejamento comunicacional em ambientes digitais.

Carga horária total: 12h
Dias e horários: Quartas, 7 a 28 de Junho, das 19h às 22h 
Vagas: 20
Laboratório: Sim
Valor: R$ 249

2) Oficina de Colagem

Clique aqui e se inscreva no curso

Professor: André Aquino
Bio: André Aquino é artista, educador, curador, gestor e produtor cultural. É pós-graduado em Cultura e Comunicação, e graduado em Artes Visuais. Como Artista, já expôs no Instituto de Arte Contemporânea e na Galeria Capibaribe da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); na Fundação Joaquim Nabuco; no Salão Pernambucano de Artes Visuais; no Salão Paranaense de Artes Visuais; e no Salão de Artes Visuais de Santos/SP. Foi premiado no Salão dos Novos de Pernambuco; no Prêmio Prima Obra e no Prêmio Conexões de Artes Visuais da Funarte. Como docente, já lecionou no Departamento de Teoria da Arte e Expressões Artísticas do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, e atualmente leciona na UNIAESO. Em 2022 lançou, em parceria com a designer Gabriela Araújo, o fanzine digital Colagistas (@fanzinecolagistas), com o incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Apresentação: A colagem, como dispositivo de criação artística, tem uma história antiga, mas sua prática na Arte Moderna inaugura um marco na sua história recente por possibilitar aos artistas ir além dos procedimentos tradicionais, incorporando elementos retirados da realidade, desde materiais (papéis de todo tipo, tecido, madeira, objeto e outros), à imagens da cultura de massa (apropriadas e ressignificadas). Na oficina será apresentada a prática colagista e algumas de suas estratégias de produção, interessando a artistas, ilustradores e designers, e pessoas interessadas nessa versátil e potente maneira de produzir imagens.

Carga horária total: 12h
Dias e horários: Quartas, 7 a 28 de Junho, das 14h às 18h 
Vagas: 25
Laboratório: Não
Valor: 249,00

3) Oficina de Elaboração de Projetos Culturais

Clique aqui e se inscreva no grupo

Professor: André Aquino

Bio: André Aquino é artista, educador, curador, gestor e produtor cultural. É pós-graduado em Cultura e Comunicação, e graduado em Artes Visuais. Já atuou na Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) como gestor, e no Instituto Ricardo Brennand como Assessor de Projetos. Também já fez parte da Comissão Deliberativa do Funcultura/PE, e de comissões de avaliação de projetos culturais de editais estaduais e nacionais. Como docente, já lecionou no Departamento de Teoria da Arte e Expressões Artísticas do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, e atualmente leciona na UNIAESO. Desde 2017 realiza oficinas de elaboração de projetos em parceria com instituições culturais como o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e a CAIXA Cultural Recife.

Apresentação: O Funcultura/PE é o principal  mecanismo de fomento à cultura do Estado, e o mais competitivo também. 10% dos inscritos em seus editais são desabilitados já na primeira fase, de mera análise documental, e dos habilitados menos de 20% conseguem o patrocínio. Seus recursos só estão acessíveis àqueles minimamente familiarizados com seus editais e o que eles demandam para a inscrição de projetos. A oficina, destinada a artistas e produtores culturais, pretende oferecer-lhes subsídios para a elaboração e inscrição de seus projetos, capacitando-os para o acesso aos recursos desses mecanismos de fomento/incentivo. Nela serão discutidas e problematizadas as fragilidades mais frequentes encontradas nas diversas etapas de avaliação com vistas ao estabelecimento de estratégias eficientes de pontuação e consequente aprovação dos projetos.

Carga horária total: 14h
Dias e horários: 22 a 25 de Maio, das 18:30h às 22h
Vagas: 40
Laboratório: Não
Valor: R$ 249,00

4) O Cinema de Pernambuco

Clique aqui e se inscreva no curso

Professor: Luiz Joaquim

Bio: LUIZ JOAQUIM (1970) é autor dos livros 'Celso Marconi: o senhor do tempo (2020)'; 'Cinema brasileiro nos jornais (2018)'; e de artigos em publicações no Brasil e exterior, além de editor do site cinemaescrito.com. Dirigiu os curtas Eiffel (2008) e O homem dela (2010). É jornalista e mestre em comunicação. Foi crítico de cinema no Jornal do Commercio (1997-2001) e Folha de Pernambuco (2004-2015); coordenou o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (2001-2017) e o bacharelado em Cinema e Audiovisual da UNIAESO (2017-2021), onde ainda leciona. Foi vice-presidente da Abraccine (2019-2021), atuou em 2021 como chefe de Audiovisual, Arte e Tecnologia da Prefeitura do Recife. Foi também, em 2022, gestor do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe), além de responder pela curadoria do Cinema São Luiz (Recife).

Apresentação: O curso 'O Cinema de Pernambuco' irá contemplar, em seis encontros, o cenário artístico, político e social responsável pelo reconhecimento mundial do cinema feito em Pernambuco, desde o período silencioso até a popular realização produzida no Estado a alcançar o maior sucesso internacional: o filme Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, sem esquecer dos novos talentos pós-Pandemia. Como chegamos a este ponto? O que levou a produção local a ser respeitada e admirada pelo resto do Brasil? O que nos trouxe até este momento? Para cada encontro, com 3 horas de duração, o aluno terá acesso ao conteúdo programático, trechos de filmes e espaço para perguntas e respostas entre outras provocações.

Carga horária total: 18h
Dias e horários: Terças, 23 de Maio a 27 de Junho, das 19h às 22h
Vagas: 40
Valor: R$ 339,00

5) Arte contemporânea - Poéticas híbridas

Clique aqui e se inscreva no curso

Professora: Milena Travassos
Bio: Professora, pesquisadora e artista visual. Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ – ECO-Pós), com período de sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Suas pesquisas estão centradas no campo das Artes Visuais, da Fotografia, do Audiovisual e da Filosofia tendo como focos de estudos a teoria da imagem, a filosofia da arte e a arte contemporânea. Sua produção artística envolve fotografia, vídeo, videoinstalação, videoperformance e performance. Participou de exposições em âmbito nacional e internacional. Docente da UNIAESO, onde também ocupa o cargo de Coordenadora de Pesquisa, Extensão e Intercâmbio. Professora Substituta do curso de Artes Visuais do IFPE Olinda.

Apresentação: Com caráter teórico-prático, o curso pretende apresentar e discutir importantes transformações na arte ocorridas desde o início do século XX até às manifestações artísticas na contemporaneidade. Tem como foco principal o estudo e a análise crítica da Arte Contemporânea e sua relação com as novas tecnologias.  Também é nosso objetivo ressaltar aspectos técnicos-estéticos da tecnologia e seus novos usos em poéticas híbridas.

Carga horária total: 15h
Dias e horários: Quintas-feiras, 4 de maio a 01 junho, das 14h às 17h
Vagas: 40
Laboratório: Não
Valor: R$ 299,00
Inscrição gratuita exclusivamente para alunos UNIAESO

6)  Histórias em quadrinhos no formato de Zine - Oficina

Clique aqui e se inscreva no curso

Professor: George Souza

Bio: Olindense, artista, professor e pesquisador de arte, educação e cultura. Tem formação em Rádio TV, especialista arte-educação e mestrando em educação pela UFRPE/FUNDAJ. Trabalha há mais de 10 anos com Ilustração e desde de 2018 com histórias em quadrinhos.

Apresentação: Nesta oficina, vamos aprender como criar e produzir uma HQ em um formato Zine. Vamos explorar as técnicas e ferramentas necessárias para criar uma história envolvente, atraente e divertida. Ao longo da oficina, vamos abordar os seguintes tópicos:

• Planejamento e criação da história: Vamos discutir a importância de um roteiro bem construído, os elementos necessários para criar personagens memoráveis e como desenvolver um enredo cativante.

• Desenho e ilustração: Vamos explorar técnicas de desenho e ilustração para criar personagens e cenários incríveis que darão vida à sua história.

• Diagramação e design: Vamos discutir como organizar os elementos da sua história em uma página, como utilizar a tipografia de forma eficiente e como criar uma capa atraente para o seu Zine.

• Impressão e distribuição: Vamos explorar opções de impressão e distribuição do seu Zine, incluindo opções de impressão caseira e como compartilhar sua história online.

Ao final da oficina, você terá aprendido como criar sua própria HQ em formato de Zine, com a possibilidade de compartilhar com seus amigos, família e comunidade. Não é necessário ter experiência prévia em desenho ou escrita. Basta trazer sua imaginação e criatividade! Vamos começar?

Carga horária total: 16h
Dias e horários: Terças-feiras, 6 a 27 de junho, das 13h30 às 17h30
Vagas: 20
Laboratório: Sim, nos 2 primeiros dias
Valor: R$ 299

7) Prototipando Ideias

Clique aqui e se inscreva no curso

Professor: Marcos Tenório

Bio: Doutorando e Mestre em Design de Artefatos Digitais pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Design Gráfico e Digital (UX e UI). Foi Mentor de UX no Armazém da Criatividade (Porto Digital) e Líder do Dia Mundial da Criatividade entre 2018 e 2021.É professor universitário na UNIAESO nos cursos de Design Gráfico, Design de Animação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Cinema, Marketing e Publicidade e propaganda. É Diretor de Criação da Kalulu Design&Comunicação desde 2012 com clientes como Natura, Shopping Difusora, Radisson Hotel, Asces-Unita, entre outros.

Apresentação: Aprenda a criar protótipos de interfaces de usuário impressionantes com o curso livre de prototipagem de interfaces com Figma. Serão 16 horas em 4 dias, nas quais serão exploradas as etapas fundamentais de prototipagem, desde a fase de discovery e desenvolvimento de personas e cenários, até à fase de Delivery com o seu protótipo final. O curso combina teoria e prática, com exercícios práticos, exemplos do mundo real e tutoriais de como usar o Figma para criar protótipos interativos.

É necessário ter experiência prévia Conhecimento básico de design de interface de usuário! Vamos desenvolver suas habilidades e se adequar às novas demandas do mercado?

DIA 1 - DISCOVERY (4 HORAS)
Módulo 1: Introdução (1 hora)
·         Apresentação do curso e instrutor
·         Introdução à prototipagem de interfaces
·        Visão geral do Figma
Módulo 2: Desenvolvimento de Personas (2 horas)
·         O que são personas?
·         Como criar personas
·         Exemplos de personas
Módulo 3: Desenvolvimento de Cenários (1 hora)
·         O que são cenários?
·         Como criar cenários
·         Exemplos de cenários

DIA 2 - ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO (4 HORAS)
Módulo 4: Mapeamento de Fluxo (2 horas)
·         O que é mapeamento de fluxo?
·         Como criar um mapa de fluxo de usuário
·         Exemplos de mapas de fluxo
Módulo 5: Criação de Wireframes (2 horas)
·         O que são wireframes?
·         Como criar wireframes no Figma
·         Melhores práticas para wireframes

DIA 3 - DESIGN VISUAL (4 HORAS)
Módulo 6: Design Visual (2 horas)
·         Princípios básicos de design visual
·         Escolhendo cores e tipografia
·         Como criar ícones e ilustrações no Figma
Módulo 7: Estilos e Componentes (2 horas)
·         O que são estilos e componentes?
·         Como criar e gerenciar estilos e componentes no Figma
·         Melhores práticas para estilos e componentes

DIA 4 - PROTOTIPAGEM E ENTREGA DO PROJETO (4 HORAS)
Módulo 8: Prototipagem (2 horas)
·         O que é prototipagem?
·         Como criar protótipos no Figma
·         Adicionando interações e animações
Módulo 9: Testes de Usabilidade (1 hora)
·         O que são testes de usabilidade?
·         Como conduzir testes de usabilidade
·         Como iterar o design com base nos resultados do teste
Módulo 10: Entrega do Projeto (1 hora)
·         Exportando o protótipo do Figma
·         Compartilhando o protótipo com stakeholders
·         Recebendo feedback e interação do design

Carga horária total: 16h
Dias e horários: Quintas-feiras, 1 a 22 de junho, das 13h30 às 17h30
Vagas: 20
Laboratório: Sim
Valor: R$ 299

8) Estamparia Artesanal

Clique aqui e se inscreva no curso

Professora: Nara Castro

Bio: Graduada em design pela UFPE e com especialização em gestão de marketing pela UFRPE e mestre em administração com foco em Economia criativa, Nara Castro já tem mais 20 anos no mercado de Design. Hoje navega entre pesquisas ligadas ao empreendedorismo criativo, design artesanal e o design de serviços, tendo o design estratégico como norteador de empresas que querem se destacar no mercado. Recentemente foi uma das protagonistas do projeto Minha Marca Artesã, que é um podcast voltado para mulheres que trabalham com artesanato. Trabalha também como consultora, professora e coordenadora do Curso de Design Gráfico, na UNIAESO Olinda, e professora da pós-graduação em design de Estampas do Sistema Sesi/Senai RJ, além de ser Head de Criação da Ama Casa.

Apresentação: Nesta oficina, você aprenderá como criar estampas personalizadas utilizando técnicas artesanais. Vamos explorar as ferramentas e materiais necessários para criar estampas únicas e exclusivas em tecidos, camisetas, sacolas e outros objetos.

Ao longo da oficina, vamos abordar os seguintes tópicos:

• Introdução à estamparia artesanal: Vamos discutir as diferenças entre as estamparias artesanal e industrial, além das vantagens de criar estampas personalizadas e exclusivas.
• Técnicas de estamparia: Vamos explorar as técnicas de estamparia, como carimbo, stêncil e transferência, e discutir como cada uma delas pode ser utilizada para criar diferentes tipos de estampas.
• Preparação dos materiais: Vamos discutir sobre a escolha dos tecidos, tintas e outros materiais utilizados na estamparia artesanal, além de como preparar esses materiais para obter os melhores resultados.
• Criação da estampa: Vamos colocar a mão na massa e criar nossas próprias estampas utilizando as técnicas aprendidas. Vamos experimentar diferentes combinações de cores, texturas e padrões para criar estampas únicas e exclusivas.
• Finalização do projeto: Vamos finalizar nossas estampas, cortando e costurando em objetos como camisetas, sacolas e outros itens.

Ao final da oficina, você terá aprendido como criar estampas personalizadas utilizando técnicas artesanais e poderá aplicar esse conhecimento em seus próprios projetos de moda e decoração. Venha criar com a gente!

Carga horária total: 12h
Dias e horários: Quintas-feiras, 1 a 22 de junho, das 19h às 22h
Vagas: 20
Laboratório: Não
Valor: R$ 249

ensino superior - uniaeso - pernambuco - Educação -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.  Política de Cookies   Política de Privacidade.
Aceitar